Excelência no jornalismo online

by

Para que alcance a excelência e mantenha-se no meio online acredito que o jornalismo deva ser estruturado empresarialmente. Em um meio caracterizado pela agilidade e, principalmente, por uma dinamicidade torna-se essencial que os apelos ao público sejam bem estruturados.

Desta forma, o jornalismo online pauta-se pela notícia em “tempo real” um dos principais atrativos para o acesso. No caso de um jornal impresso como a Folha de São Paulo não basta transferir o conteúdo do jornal para o online, mas também, trabalhar as imagens, o formato do texto tem que andar lado a lado com a agilidade, isto é,deve ser curto, de fácil assimilação.

Por outro lado, os apelos publicitários são ainda mais agressivos, feitos por meio de botões e banners entremeados nos assuntos abordados em todas as páginas do site. De certa forma, cria-se uma constante caça ao leitor. Isto faz com que o produto notícia fique em segundo plano. Algumas partes do site podem dar a impressão de que acabam informando de acordo com os interesses publicitários.

Além disso, há uma maior comunicabilidade do leitor com jornalista, permitindo a participação ampla no que vai ser publicado. Seja na hora em que se comunica um erro na informação, ou se tira uma foto com celular de um acidente de trânsito, há a participação. E, também, se proporciona ao jornal atingir uma parte do público leitor que não gosta do contato com o produto impresso. Em sua maioria, jovens e mulheres.

Com isso, para manter-se vivo na internet, o jornalismo Online necessita estabelecer visões empreendedoras e sair na frente, sendo atualizado constantemente, pois torna-se altamente perecível em segundos.

Por Suzana Barreto Nogueira

Exercício 18-2-2008

Tema: Você concorda que o jornalismo online envolve capacidade empresarial e iniciativa própria?

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: