História da web e empreendedorismo

by

A internet, ao longo de seus poucos anos de vida comercial, vem se solidificando como um instrumento de comunicação completo. A idéia da hipermídia vem somar-se às possibilidades da rede e batiza a época em quem vivemos de “era da informação”. A mudança da dinâmica de “consulta” para o “acesso” potencializou o jargão, imortalizado por Chacrinha, de “quem não se comunica, se trumbica”.

As empresas, que apostaram suas fichas na disseminação de informações online, na segunda metade da década de 90, podem ser chamadas de empreendedoras. Hoje, ter um site e explorar as possibilidades comerciais dele (banners, links, patrocínios etc.) é praxe e a iniciativa pode representar a sobrevivência de um negócio.

Já os veículos impressos, por um tempo ameaçados, descobriram na rede uma nova maneira de potencializar o seu produto informativo, tratando-o de maneira diferente em cada um dos veículos. Um exemplo são os sistemas integrados de revistas, jornais e rádios online que agregam conteúdo ou “dão o furo” em tempo real, sem prejudicar o bom andamento de seus produtos impressos.

Por Carolina Oliveira

Exercício 18-2-2008

Tema: Você concorda que o jornalsimo online envolve capacidade empresarial e iniciativa própria?

Tags: , ,

Deixe um comentário