O jornalismo online envolve capacidade empresarial e iniciativa própria?

by

O veículo escolhido foi o site da Folha Online, a editoria: Classificados. Minha resposta para essa questão seria: é muito relativo. Ou seja, depende muito do perfil do leitor, do seu estilo de vida, do seu emprego, das suas perspectivas em relação à sua vida, e claro, de sua ambição profissional. Citarei dois exemplos de dois tipos de individuos distintos.

Primeiro, imagine que um executivo que trabalha para uma empresa de grande porte, procura sempre ser o destaque, quer sempre ter um diferencial entre os demais funcionários e porque não, sonha em um dia poder abrir seu próprio negócio. Ao deparar-se com a página de Classificados da Folha pode pensar: “Nossa! Quantos anúncios! Quantas chances, quantas oportunidades! Sinal de que não parece ser tão difícil assim abrir minha própria empresa, vou me informar, procurar saber mais sobre o assunto…um dia eu chego lá!…”

Agora, um outro indivíduo: Imaginemos uma pessoa que trabalhe em um emprego razoável, que não faz muita questão de “vestir a camisa” da empresa e que se contenta com aquilo que ganha, com tanto que possa pagar suas contas, está ótimo! Logo percebemos que o nível de ambição dessa pessoa não é tão alto, ou seja, ao deparar-se com os Classificados da Folha, poderia não se deixar influenciar em querer mudar de vida e nem em comprar (quem sabe um dia), aquele automóvel, ou aquele imóvel anunciado ali. Essa pessoa com certeza pensaria: “Nossa! Para onde olho, só vejo marketing e gente querendo se dar bem…malditas empresas! Maldito mundo capitalista!”.

Nessas duas situações, identificamos duas respostas opostas uma à outra. Neste caso, é relativo que uma pessoa se deixe influenciar na ânsia de querer mudar de vida, ou simplesmente agregar algo a mais à sua vida. Depende não somente do indivíduo em si, mas também quem sabe, daquilo que ele está lendo e principalmente da pessoa que ali escreveu, de sua persuasão, de sua convicção, do seu humor e do que deseja passar ao escrever. Entretanto, espero que se não todas, pelo menos a maioria das pessoas se deixem levar por uma idéia e uma iniciativa saudável para sua vida, independente de qual forem seus planos e suas decisões.

Por Sukaine Hojeij

Exercício 18-2-2008

Tema: Você concorda que o jornalismo online envolve capacidade empresarial e iniciativa própria?

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: