O jornalista e a internet

by

A internet é o meio de comunicação mais rápido que existe atualmente, está sempre em atualização e torna-se rapidamente ultrapassado por ele mesmo. Para sobreviver a esta constante evolução, os sites são obrigados a serem “os mais interessantes”, “os mais procurados”, “os mais atualizados”.

No meio de tantos sites, para se diferenciar é preciso ter agilidade e estar sempre de olho no mercado, estando assim sempre por dentro das novidades e vendo o que os concorrentes pretendem fazer. Quem trabalha no meio desta loucura, deve estar preparado para desenvolver seu lado empresarial, tentando sempre se adequar às novidades do mercado, pesquisar sobre novos assuntos, ver o que estará em alta e o que pode ser feito para atrair mais visitantes e mais assinantes.

A iniciativa própria é fundamental para conseguir se sobressair e conquistar seu espaço neste louco mercado de trabalho. Quem espera ter um trabalho rotineiro, deve se afastar do jornalismo online, pois neste, a cada segundo tudo muda.
Por exemplo, os jornalistas da Folha Online. É necessário que eles se adaptem a ter novas notícias a todo minuto, serem os mais rápidos para pesquisá-la, checar as informações e publicá-la. É necessário força de vontade e muita iniciativa para estar sempre em busca de informações, nas mais variadas formas.

A cada dia torna-se mais evidente a necessidade do jornalista de ser polivalente; agora além de pesquisador, escritor, redator, editor, fotógrafo e revisor, ele tem também de saber ser empreendedor. E, ao que tudo indica, em pouco tempo também teremos que aprender até mesmo a ser mágicos e adivinhadores.

Por Raquel Gomes de Brito

Exercício 18-2-2008

Tema: Você acredita que o jornalismo online envolve capacidade empreendedora e iniciativa própria?

Tags: , ,

Uma resposta to “O jornalista e a internet”

  1. fabianecruz Says:

    O texto está muito bem escrito, é claro e objetivo. Só faltou relacionar o que escreveu com os jornalistas da Folha Online, pois este texto caberia a qualquer outra mídia de internet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: