O webjornalismo envolve capacidade empresarial e iniciativa própria?

by

Sim. Eu acredito que a construção de qualquer site exige uma ampla capacidade empresarial, afinal todos que migram para a web querem ter lucros seja com sites ou blogs. Mas, na realidade, poucos são os que realmente conseguem ganhar dinheiro na internet. Isso se dá pela alta concorrência e pela falta de criatividade.

No caso da Folha Online, veículo analisado aqui, encontrei grande capacidade empresarial e também iniciativa própria por parte do planejamento jornalístico do site. Em primeiro lugar, porque a Folha afirma ter sido o primeiro veículo a ter um jornal online em tempo real na lingua portuguesa. Além disso, ele contém todas as editorias do jornal impresso. Mas, a diferença é que o leitor tem as notícias no momento do fato. Por exemplo, quando caiu o avião da TAM, o internauta da Folha não precisou esperar até o dia seguinte para saber das informações.

O site traz praticamente a cada minuto atualizações. Assim, o leitor que quer ficar bem informado “é obrigado” a entrar várias vezes ao dia o que aumenta a audiência e os pageviews da Folha. Diferentemente de um jornal impresso onde pode-se ler todas as informações em um só momento.

Outro aspecto que leva a Folha Online a ser um site com capacidade empresarial e iniciativa própria é a excelência gráfica. Logo na home, é possível ver fotos do dia, a editoria “em cima da hora” traz as últimas notícias. E, clicando em uma manchete, é possível perceber que o respectivo texto possui uma boa qualidade no tamanho da letra e também a divisão em intertítulos, o que facilita a leitura e também não torna os textos longos e cansativos.
Por fim, é importante também lembrar que o Grupo Folha, por estar no mercado jornalístico há mais de 80 anos, traz uma grande credilidade o que facilita ao jornal online ter mais visitas e consequentemente otimizar a capacidade empresarial. É diferente você ler uma notícia na Folha Online ou em outro site menos conhecido e sem tanta credibilidade.

Por Vinícius Roberto Santos de Freitas

Exercício 18-2-2008

Tema: Você concorda que o jornalsimo online envolve capacidade empresarial e iniciativa própria?

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: