Visão de mercado na Folha Online

by

O jornalismo online precisa ter um diferencial para chamar a atenção do internauta, além da agilidade na informação, que é convencional a qualquer site, seja de informação ou não. Em uma análise da Folha Online, é possível observar que este precisa se diferenciar mais ainda, porque o internauta, muito provavelmente, já é um leitor da Folha ou de outros jornais diários. Ele precisa encontrar no site algo que lhe falte em um jornal impresso para que lhe convenha buscar online. A possibilidade de assistir vídeos, por exemplo.

Daí a necessidade do jornalista responsável ser também um empreendedor, com visão de mercado aguçada e voltado a buscar atrativos para seu site. O fato da Folha Online ter espaço reservado para publicidade, e um grande espaço diga-se de passagem, demonstra a necessidade de lucro por parte de seus criadores.

O importante no webjornalismo é saber cruzar a informação com os benefícios que a internet vem trazer ao consumidor. Cada dia mais cresce a procura por sites de compras e a maioria das lojas deixou de ser apenas física para estar na internet, o consumidor quer facilidade, agilidade… A Folha Online, por exemplo, tem um link para comparar produtos e preços, o Folhashop, que é direcionado ao consumidor. Links como “Atendimento ao Assistente”, “Fale conosco”, “Trabalhe na Folha” e “Grupo Folha”, por exemplo, ou mesmo informações sobre o tempo são diferenciais que o jornalismo online pode (ou não) ofecerer e que exigem planejamento empresarial.

Por Fabiane Muenzer Flores Cruz

Exercício 18-2-2008

Tema: Você acredita que o jornalismo online envolve capacidade empreendedora e iniciativa própria?

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: