A natureza e o homem moderno

by

daniel-grecco-chuvas.jpg

Não é de hoje que a imprensa mundial dá destaque para notícias com referência a catástrofes ambientais. Os fenômenos violentos acontecem desde que o homem passou a explorar os recursos naturais desmedidamente, em especial desde a chamada Revolução Industrial.A partir desta nova forma irresponsável de retirar matéria-prima em série do planeta, a natureza vem respondendo à altura estas ações humanas. Na verdade, a devastação é produto do que se chama de ação e reação e configura o descaso do ser humano com a natureza.

No caso de São Paulo, onde o crescimento populacional ocorre desenfreadamente e sem planejamento governamental, as chuvas, por exemplo, têm um prato cheio a devastar: casas muito próximas de rios, ruas asfaltadas sem o cuidado de manter áreas não-cimentadas de segurança, cortes de árvores ao acaso, além da falta de educação dos próprios moradores, que jogam lixo nos bueiros feitos para dar vazão ao próprio volume pluvial.

O temporal que atingiu a metrópole na última quinta-feira surpreendeu os meteorologistas. De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), choveu mais do que 40% do que era previsto para o mês de fevereiro. Os detalhes da devastação você pode ver no site do Último Segundo.

Esse tipo de notícia relacionada especialmente à capital paulista é comum na imprensa brasileira. Basta chegar o verão e elas se repetem para desespero dos moradores. E não tenha dúvida de que elas continuarão presentes, já que o homem, apesar dos avisos, insiste em degradar seu habitat natural.

Por Daniel Grecco

Exercício 25-02-08

Tema Chuvas

Tags: , ,

Uma resposta to “A natureza e o homem moderno”

  1. Fatima Nakazone Says:

    Texto muito bem escrito. Não se limitou a faslar da chuva, mas falou das causas e dos estragos causados pelas mãos do homem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: