As águas de São Paulo

by

andrea-sabino-chuva1.jpg

São Paulo, famosa terra da garoa. E por ser famosa, poderíamos dizer que a tal garoa, ou chuvisqueiro, ou chuva é fiel freqüentadora dos ares paulistanos. Pois é, a chuva freqüenta a cidade invariavelmente, porém seus moradores lideres e governantes, seus rios, lagos e dutos, ainda não se adaptaram a ela. Prova disso, são os constantes acidentes provocados pela água.

Dia de chuva é sempre igual, um trânsito que enrosca carros, taxis, ônibus, moto. Nas ruas o número de transporte se multiplicam, os pedestres e guarda-chuvas também. Metrôs e trens igualmente abarrotados de pessoas. O calor e o abafamento dentro dos transportes públicos da cidade imperam.

Dos córregos e rios que passam pela cidade podemos dizer conseqüentemente a mesma coisa. Afinal, são sempre os mesmo recortes de água que enchem e provocam inundações imensuráveis, principalmente quando a chuva vem forte, aos ventos. O trânsito pára, as pessoas páram, os olhos páram. Quem anda à vontade é a água. Somente ela reina nas mesmas ruas, avenidas e marginais de sempre. São velhas conhecidas, amigas de longa data!

No final das contas, algumas centenas de desabrigados, outros tantos com os carros encharcados, mais alguns desaparecidos e outros que não perdem a casa e sim tudo que estava dentro dela. As pessoas já acham que isso não é mais problema, se acomodaram. Outros ainda só perdem as horas, aquelas inesquecíveis, lembradas a cada pancada de chuva, aquelas perdidas durante a espera para voltar para casa.

A chuva em São Paulo foi e ainda é sinônimo constante de caos, perda e aflição para muitos. Poucos aqueles que gostam de um dia de chuva rigorosa. Nem mesmo aos finais de semana para apenas ficar em casa e dormir. Muitos nesses dias se preocupam se ainda terão onde morar depois que a água do céu cessar.

Por Andréa Sabino

Exercício: 25/02/08

Tema: Chuvas

Para saber mais: Folha Online

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: