Chuvas em São Paulo

by

windshield.jpg

Temos visto os estragos que as chuvas têm causado na cidade de São Paulo nos últimos dias. Ruas alagadas, trens parados, carros boiando… um verdadeiro caos na vida do cidadão.

Como explicar tamanha calamidade? Primeiramente não há por onde a água da chuva escoar, todo o chão é concreto, totalmente impermeável, portanto não há infiltração da água no solo. Num segundo momento, os bueiros deveriam dar conta do escoamento da água, mas não conseguem, porque simplesmente estão entupidos de lixo, aquele lixo que alguns cidadãos insistem em jogar na rua.

Os córregos mal planejados , que são muito mais um esgoto a céu aberto, também não dão conta de reter a água. Há tanto lixo boiando, desde garrafas PET a sofás e animais mortos.

Com a chuva que caiu no ABC quinta feira passada, foi possível ver o que todos esses problemas acima enumerados causam no cotidiano das pessoas. Quem tentou voltar para casa na tarde de quinta feira, só conseguiu chegar de madrugada. Quem dirigia nas vias do ABC no momento da chuva, teve o carro arrastado pela água, e pena daquele que não tinha seguro.

Sabendo quais as causas dos alagamentos, será que mesmo assim não é possível sanar o problema? Se as soluções são tão óbvias, porque o governo não toma nenhuma atitude? Descaso ou falta de verba? A população também deve ser responsabilizada, pois não se conscientiza de que jogar lixo em lugares impróprios agrava a situação das chuvas. Espera-se que os órgãos competentes desempenhem seu trabalho e tomem atitudes que sejam realmente eficazes.

Antes que o céu fique negro mais uma vez, que o povo e as autoridades já tenham revisto seus papéis para que as chuvas não causem tantos estragos como fazem hoje.

Confira a previsão do tempo aqui.

Por Joseane Carmo
Exercício 25-02-08
tema: chuvas

Tags: , ,

5 Respostas to “Chuvas em São Paulo”

  1. fabianecruz Says:

    Leitura fácil e agradável. O único problema é que não consegui me situar no tempo…quando será quinta-feira passada?

  2. danipooh Says:

    Muito legal as observações colocadas no texto. Realmente será que alguém, sabe-se lá quem, vai conseguir sanar esse grande problema de inundação da cidade de São Paulo e de reeducação da sociedade brasileira?
    o texto foi bem redigido e de fácil leitura.

  3. deh08 Says:

    Muito bom o texto! Fácil de entender!
    Só a ilustração que não tem muito a ver com o texto!

  4. Ricardo Droppa Says:

    O texto está muito claro. Informa sobre os estragos da chuvas na cidade de São Paulo.

  5. silvia layra dos santos costa. Says:

    nossa q tragedia caranba aff !!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: