O caos das chuvas em São Paulo

by

img_1173-3.jpg

Quem não se deparou com a triste realidade de não saber que horas que vai chegar em casa por causa da chuva? Ou mesmo, por conta dela, não encontrou o seu carro ilhado? Certamente muitos moradores da cidade de São Paulo já foram apresentados a essa desastrosa situação.

A tempestade não é um fenômeno recente. Desde a criação da Terra, ela existe. Do mesmo modo, o caos em que a cidade se transformou em dias de temporais também não são novidades. Mas por qual razão esse quadro não muda? Seria falta de vontade ou realmente impossibilidade diante dos fenômenos da natureza?

É necessário uma análise da capital paulista. A começar pelo seu solo, cheio de cimento e que não dá a mínima chance da água se infiltrar na terra. Não podemos nos esquecer da construção de São Paulo. Cheia de túneis e viadutos, certos pontos, que ficam próximos a esses locais, se tornam verdadeiras piscinas, pois recebem água vinda das partes mais altas de cada região.

Não poderíamos nos esquecer também da população. Ela, de uma hora para outra, passa de vítima a vilã. Quando a pessoa joga lixo no chão, acaba se tornando responsável pelo seu posterior sofrimento. E quando sofre as consequências de bueiros entupidos e córregos imundos, transforma-se em vítima de sua ação.

Esses fatores juntos e acrescidos da incapacidade e má vontade dos governantes fazem a cidade da garoa se transformar na terra do caos cada vez que São Pedro resolve mandar uma chuva mais pesada. Aí é sempre a mesma história contada e recontada nos programas ultrasensacionalistas do final de tarde: pessoas humildes chorando em frente as câmeras ao verem as economias de uma vida levada pelas águas.

Cabe a todos colaborarmos para que esse quadro mude. Deixar de jogar lixo nas ruas e cobrar das autoridades soluções cabíveis. Ou então o jeito é se contentar em rezar cada vez que uma nuvem preta fecha o céu e torcer para não ser o próximo a ter suas lágrimas expostas para o Brasil ver.

Por Vinícius Freitas 25-02-08
Tema: Chuvas

Tags: , ,

Uma resposta to “O caos das chuvas em São Paulo”

  1. ferlima Says:

    O texto é bom, mas trata da chuva de uma maneira mais “emocional”, o que, na minha opinião, deixou o texto cansativo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: