O caos paulistano em fortes dias de chuvas

by

As fortes chuvas, que atingem São Paulo nos períodos de Janeiro à Fevereiro, sempre trazem como conseqüência para população paulistana, os grandes congestionamentos, vários pontos de alagamentos espalhados por toda a cidade. O caos que transforma a maior metrópole do Brasil costuma deixar em apenas uma hora de chuva intensa, centenas de desabrigados, deslizamentos: segundo a Defesa Civil só em Paraísopolis, são mais de 80 pontos com riscos de desmoronamento.

Mas não só isso que tira o sossego dos paulistanos, as rajadas de ventos fortes, têm causado a queda de árvores por toda a cidade. Preocupado, o Centro de Emergências da Prefeitura de São Paulo, decretou estado de atenção, nas regiões: Leste, Sul e Sudeste. Uma delas caiu sobre um veículo na Rua Mauá, em frente ao número 960, no bairro da Luz, também no Centro. Outra queda ocorreu na Rua Rio Grande do Norte, em Americanópolis, na Zona Sul. No Jabaquara, houve o registro de duas quedas, a primeira na Rua Anita Costa, próximo à estação de metrô, e a outra na Alameda Suzana.

Outro grande problema enfrentado pela população: são os mais de 1,5 mil buracos que foram abertos em decorrência das chuvas. Não têm operação tapa-buracos que dê conta de acompanhar o ritmo do surgimento de tantas crateras, fendas, falhas e rachaduras nas ruas da capital quando chove. Nesse período de chuvas, com água caindo durante 24 horas, aparecem segundo estimativas da prefeitura, de 1,5 a 2 mil buracos, espalhados por 15 mil quilômestros de vias.

É claro que essas tempestades e ventos fortes, não trazem só destruição para a capital paulista. Sempre que chove o nosso ar fica mais respirável, limpo e fresco.Segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), quando temos uma regularidade boa de chuvas ela acaba levando embora a acidez do ar e a poluição. Portanto ela também é bem vinda aos nossos pulmões.

Por: Edilanio Oliveira.

Jornalismo Vergueiro

Tema: Chuvas em São Paulo

Exercício: 25/02/2008

Tags: , ,

Uma resposta to “O caos paulistano em fortes dias de chuvas”

  1. ferlima Says:

    Bom, gostei do texto… mas, só achei que tem muita informação e que acaba ficando confuso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: