Chuvas ilustram o cenário de São Paulo

by

kelly-buchalla-chuva1.jpg

São Paulo – capital paulista do trabalho, do corre-corre, do dia-a-dia cheio de atividades; com seus prédios monumentais, os shoppings, os bairros residenciais… E, atualmente, o cenário que mais vivemos: as chuvas.

Chuvas essas que vêm para nos refrescar desse verão, para não haver racionamento de água, mas, para muitas pessoas, elas vêm e destroem seus bens construídos ao longo da vida, extintos pelas forças das águas que adentram a cidade. De acordo com O Estado de São Paulo, entre São Paulo e São Caetano do Sul, choveu o equivalente a quase 40% do volume de água esperado para todo o mês de fevereiro na capital – 217 mm.

A falta de investimentos na infra-estrutura da cidade é visível, com isso as chuvas por menores que sejam acabam causando alagamentos, deslizamentos, congestionamentos, e perdas irrefutáveis para toda a população, que é pega de surpresa. Quando nos damos conta, as águas invadem casas, ruas, túneis, crianças são levadas pela força da água, famílias destruídas por não terem mais onde morar…

Claro, não é um problema resolvido de um dia para o outro. Porém é para se pensar e executar algum tipo de medida preventiva, para que em outras chuvas não venha acontecer o que estamos vendo pela cidade.

Vamos concordar que em grande parte dessa história toda os nossos governantes têm culpa. Mas, se pensarmos um pouco, também temos culpa no cartório. A chuva é da natureza. Mas em grandes quantidades, como as vistas hoje em dia, não são normais. Tragédia ligada diretamente ao Efeito Estufa, e às mudanças repentinas de clima. Sem dúvida, temos que nos conscientizar da gravidade do problema ambiental que estamos vivendo e contribuir para um futuro no qual não haja desequilíbrios ambientais violentos como estes.

Por Kelly Buchalla

Exercício 25-2-2008

Tema Chuvas

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: