São Paulo e os estragos da chuva

by

mar1.jpg

Todo mundo sabe que as chuvas ácidas ocasionam o efeito estufa. Ao chover, a chuva cai sobre determinado material na Terra e forma-se o vapor contendo uma certa substância ácida que, ao elevar-se para as nuvens, causa o famoso efeito estufa.
Porém, não é em todos os locais que chove que ocorre o que chamamos de chuva ácida. Essas chuvas são mais freqüentes em ambientes cujas localidades possuem maiores fatores que ocasionam a substância ácida com a qual o vapor retorna para o céu, no caso, nas grandes metrópoles.
São Paulo é um bom exemplo para falarmos sobre como essa chuva ácida retorna nas próximas remessas de chuvas que cairão. A chuva ácida que cai sobre a cidade pouco a pouco vai danificando determinados materiais orgânicos, metais etc. Dependendo do material, existe um tempo maior ou menor para se deteriorar. Um carro, por exemplo, leva mais tempo, já as plantas são atingidas com mais intensidade.
Portanto, essa chuva prejudica aos poucos o pouco verde que ainda existem na capital.
Além disso, as chuvas em São Paulo costumam sempre vir acompanhadas de fortes ventos e raios que acabam por derrubar árvores, fios elétricos e casas erguidas em barrancos.
Não sendo bastante, a chuva em São Paulo também costuma ser intensa e duradoura, o que acaba sempre provocando fortes enchentes, alagamento, desmoronamentos e deixa pessoas desabrigadas sem ter pra onde ir, muitas delas perdem tudo, algumas chegam a perder a própria vida.
É verdade que grande parte desse prejuízo deve-se as fortes temporais. No entanto, o maior estrago é causado pelo próprio cidadão paulistano que na maioria da vezes se esquece ou simplesmente se omite, na hora de exercer seu papel de ser humano, abandonando sua ética e bom senso quando pensa que um papelzinho a mais ou outro a menos jogado nas ruas não fará diferença alguma.
Por isso seja cidadão e não se esqueça que aquele que está perdendo tudo hoje, pode vir a ser seu amigo, parente, ou até quem sabe um dia você.

Por: Sukaine H. Hejaije

Exercício 25-2-2008

Tema Chuvas

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: