Uma ilha urbana chamada São Paulo

by

alagamento.jpg

São Paulo não é mais lembrada de maneira romântica como a famosa “terra da garoa” e, sim, hoje, a cidade que centraliza o “poder”, os negócios e o dinheiro. Ainda podemos dizer que por aqui garoa porém, os últimos pontos de chuva forte têm causado estragos significativos na cidade de São Paulo. Parte disso reflete no trânsito que se torna incapaz de fluir nas principais avenidas que ficam “estáticas” com imensas filas de carros e ônibus durante horas, além de casas que desmoronam e alagamentos que impedem travessias, seja por pedestres ou veículos.

Não é apenas isso que a chuva faz com uma das maiores cidades da América Latina. Pousos e decolagens com vôos atrasados, além da lentidão também nas principais vias férreas do metrô e trens se tornam típicos. Afinal de contas, a cidade que abriga 6% da população brasileira e tem cerca de 9 milhões de habitantes tem um espaço de pouco mais de 1.530 quilômetros quadrados. E para complicar o trânsito se complica ainda mais com a chegada, desde janeiro de 2007, de 800 novos veículos diariamente nas ruas, de acordo com o DETRAN-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

Parte desse transtorno em dias de chuva se deve ao excesso de veículos nas ruas, em especial. Mas não é simples resolver um problema grande de uma cidade maior ainda. Quanto mais carros, mais trânsito, quanto mais ônibus, mais trânsito e quanto mais linhas de metrô e vagões, mais lento funciona o sistema de transporte público metroferroviário. No que diz respeito às conseqüências para a população, principalmente para as famílias que ficam desabrigadas por não terem condições melhores de moradia. E numa cidade gigante como São Paulo a prefeitura deixa visível o descontrole da proliferação de ocupações ilegais.


Por Patrícia Gattone

Exercício data: 25/02/2008
Tema: chuvas

Mais:http://oglobo.globo.com/sp/mat/2007/03/18/294978064.asp

Tags: , ,

2 Respostas to “Uma ilha urbana chamada São Paulo”

  1. Patricia Says:

    Eu quero comentário!!!!!

  2. renata aquino Says:

    Patrícia, seu texto está muito bom mas cita informações do jornal. O ideal então seria você citar no texto em algum lugar “, de acordo com o jornal O Globo.”. E, no final, você pode colocar “Saiba mais aqui” e colocar o link para a notícia no aqui. Escolha também Open Link in a New Window. Assim, o seu leitor, caso queira, tem acesso a mais informações em uma nova janela aberta e pode voltar para a sua matéria quando quiser.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: