O jeitinho brasileiro de fazer política

by

barack-obama-bw.png

Analisando o texto publicado na Revista da Folha, chegamos à conclusão que, em matéria de provocação, os políticos brasileiros são muito mais ácidos do que os norte-americanos. As provocações citadas no texto chegam a ser ingênuas se compararmos às que vemos nas eleições tupiniquins.

Com o surgimento do Youtube, a veiculação de animações e vídeos satirizando políticos e personalidades vem se tornando algo comum ao redor do mundo. Aqui no Brasil, antes de termos o Youtube, já podíamos contar com as animações do site Charges.com.br, que sempre apimenta o cenário político em campanhas eleitorais.

Como no Brasil ainda nem todos têm acesso à rede, a TV continua sendo o maior foco de divulgação dos escândalos e picuinhas eleitorais. Por exemplo, quando Serra (candidato a governador do Estado de São Paulo), foi atingido no rosto por ovos jogados por manifestantes contra sua candidatura, o fato foi grandemente divulgado ao longo de todos os noticiários do dia. Muitas vezes, vemos pedaços de vídeos do Youtube sendo mostrados em programas de TV, numa tentativa de mostrar o que rola na rede para quem não tem acesso a ela.

Portanto, ao analisarmos o texto, percebemos a grande diferença de culturas entre os dois países. Nos EUA, com toda sua evolução tecnológica de país de primeiro mundo, onde todos têm acesso à rede, os meios eletrônicos exercem grande poder sobre os eleitores. Já no nosso País, estamos aprendendo a lidar com esse tipo de mídia há pouco tempo, ainda não sendo um hábito da população tomar partido da situação política através da internet, salvo nos grandes centros.

Por Joseane Carmo e Ricardo Droppa

Comentário do texto “Quem não youtuba, se trumbica”, de Sérgio D’ávila, na Revista da Folha, 9-3-2008

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: