O Youtube nas eleições

by

ap_obama_edwards_clinton_070802_ms.jpg

Em seu texto publicado no jornal Folha de São Paulo neste domingo, Sérgio Dávila nos faz refletir sobre o uso do Youtube na internet. Principalmente, quando nos relata sobre a utilização do site em campanhas eleitorais por meio de vídeos-paródias dos candidatos às eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Abusando da “liberdade” ou falta de controle proporcionado pela internet, os candidatos aproveitam para “agredir” seus oponentes. O novo modelo de charge tem grande aceitação entre os internautas. Além disso, podemos também ressaltar a propagação de novos artistas, no meio musical ou televisivo, que ganham fãs sem custos com propagandas nos meios convencionais da mídia.

Entretanto, manipular os meios de comunicação em benefício próprio parece ser a maior arma dos candidatos aos cargos eletivos.Fotos,panfletos de divulgação, comercais de rádio e Tv são usados para atrair o eleitorado e desqualificar o oponente. Ou seja, descontextualizar é a palavra de ordem, e isto deixa claro que a internet não ficou de fora.

Sendo assim ao permitir a utilização de ferramentas como o Youtube, que não possuem controles eficazes sobre o conteúdo intelectual publicado, fica difícil determinar o que é certo ou errado dentro da Web.Outra questão que fica clara é a discussão ocasionada que coloca em embate o criador do conteúdo versus o distribuidor. Quem seria o dono do produto acessado?

Enquanto a internet não possui filtros mais sólidos para controlar o conteúdo publicado, os políticos vão nos divertindo com seus comentários, ataques e retaliações recíprocas.

Por Suzana Nogueira

10.03.08

Comentário do texto “Quem não youtuba, se trumbica”, de Sérgio D’ávila, na Revista da Folha, 9-3-2008

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: