Os segredos sob a lente grande ocular

by

011.jpg

A exploração da mídia das eleições americanas pode ser chamada, no mínimo, de inusitada por parte dos profissionais que atualmente cobrem as campanhas eleitorais, pois desde a última campanha, em 2004, uma ferramenta veloz e capaz de publicar vídeos diversos, sem censura, surgiu: o Youtube. Desde então, a comunicação e os fóruns de discussão entre os jovens, em especial, têm ganho novos adeptos dia-a-dia. Fato que tem gerado maior interesse nesse público em discutir os mais variados temas, desde política, posições que parlamentares adotam durante campanhas, momentos de descontração dos mesmos que acabam se tornando, em segundos, mundialmente públicos e alvos de forte discussão.

Muitas vezes, se o debate envolve um grande escândalo ou uma postura considerada oposta ao que o “alvo na TV” defende, transforma-se em polêmica e pode trazer graves conseqüências para a campanha eleitoral, por exemplo, nos EUA, onde as votações para definir os candidatos de cada partido – Democrata e Republicano demoram meses e, a qualquer segundo, um vídeo com uma postura um pouco mais “charmosa” de um candidato ao lado de sua adversária pode gerar dúvidas e boatos. Fato que pode alterar os números do eleitorado nos colégios.

Esses fóruns que acontecem hoje, no Youtube, têm sido destaque em jornais, revistas, sites e programas de televisão, o motivo é o interesse e a interatividade que despertam nos jovens e pessoas que não se interessavam tanto por esse tipo de assunto nos outros veículos de comunicação. Hoje, no Youtube, os mesmos fatos em mídias televisivas, de rádio e impresso são “notícias frias” perante o público, pois quando esse tipo de notícia é levada de maneira humorística ao telespectador e com detalhes que somente um Youtube pode oferecer, causa curiosidade e interesse, afinal de contas: são detalhes inusitados e novos.

A política para o Yotube não significa apenas investigar a vida do candidato ou se deparar com censuras, mas sim colocar em questão a opinião e a postura de quem escreve sobre determinado assunto relacionado com os temas diversos e possíveis de se debater, sem restrições. O segredo de tanto sucesso é o fato do espaço que o veiculo tem para os debates com a opinião dos internautas feito de um jeito muito bem-humorado. Hoje em dia, o público deseja e necessita interagir com os acontecimentos e participar das decisões que serão tomadas na sociedade. A globalização trouxe um novo meio de comunicação e de interação entre o comunicador e os comunicados, e só fará sucesso e terá audiência aqueles que abrirem espaço para seu público.

Afinal, hoje, tudo que é bom vira cópia e vira tendência mundial. Tendência, atualmente, não é para ser seguida apenas no mundo fashion.

Por Fábio Barbosa e Patrícia Gattone

Comentário do texto “Quem não youtuba, se trumbica”, de Sérgio D’ávila, na Revista da Folha, 9-3-2008

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: