Youtube pode decidir o pleito norte-americano

by

hillary_obama-2.jpg

As campanhas presidenciais dos Estados Unidos, neste ano de 2008, têm demonstrado aos eleitores norte-americanos a importância dada ao mais recente fenômeno da internet: o Youtube. Através desta ferramenta da web – onde milhares de internautas se divertem com os mais variados vídeos resgatados da televisão e cinema do mundo inteiro – os presidenciáveis da maior potência mundial buscam angariar, positivamente, a elevada audiência do site.

De acordo com o artigo publicado por Sérgio D’ávila na Folha de SP, em 09/03, “o candidato que não está no Youtube não existe”. Podemos afirmar, portanto, que o site hoje é um meio de comunicação indispensável para a proliferação das campanhas presidenciais de cada um dos candidatos. D’ávila exemplifica este fenômeno perfeitamente ao compará-lo às “conversas de bebedouro dos anos 70 e 80” – um meio comum de disseminar qualquer fato ou assunto corriqueiro à época.

É notável a preocupação dos candidatos com as imagens que são parodiadas e, posteriormente, divulgadas no Youtube. Ao digitar o nome do candidato democrata Barack Obama na página do veículo, aparecerá instantaneamente milhares de vídeos relacionados ao presidenciável. Entre eles, muitos são sátiras produzidas por programas humorísticos dos EUA – como, por exemplo, o “Saturday Night Live” citado no artigo pelo jornalista.

Os oito meses que antecedem as eleições norte-americanas oferecerão aos candidatos, via Youtube, uma oportunidade única de auto-afirmarem suas respectivas imagens junto ao eleitorado. A ferramenta tem duas diretrizes: a boa e a ruim. Se bem usufruída torna-se um ótimo meio de consolidar uma campanha e eliminar seu adversário.

Para ler colunas dos demais articulistas da Folha, clique aqui.

Por: Márcio Homsi e Daniel Grecco

Exercício 10/03/2008

Comentário do texto “Quem não youtuba, se trumbica”, de Sérgio D’ávila, na Revista da Folha, 9-3-2008

Tags: , ,

Uma resposta to “Youtube pode decidir o pleito norte-americano”

  1. viniciusfreitas Says:

    Realmente o youtube está ganhando dimensões muito grande. Muito boa a matéria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: