A produção de notícias na web

by

Yahoo! Avatarssilvaneide.jpg

O texto ‘’A produção de notícias’’ relata o trabalho do jornalista dentro da redação on-line. O texto deixa claro que a produção de reportagem não faz parte do jornalismo de internet, a prática mais comum é o ‘’empacotamento” , uma espécie de cópia de uma matéria já produzida.

A liguagem usada na web é diferente dos demais veículos de comunicação, que em sua maioria possui um estilo próprio a seguir. Na internet os texto precisam ser curto e objetivo e por isso a prática de empacotar as matérias são aceitas.

A internet ainda procura definir um estilo próprio e enquanto isso não acontece as funções dos jornalistas deve ser divercificadas, ou seja, além de ser um copydesk o jornalista deve preocupar-se com a cara que a matéria vai ter.

A mais nova invensão da internet são os blog, eles trazem textos novos que despertam a curiosidade do internauta além de permitir que assuntos dos mais variados possam ser comentados por quem visita o blog.

Na internet os textos são em sua maioria semelhantes e isso acaba prejudicando a entendimento do leitor, que busca novidade e informação diferenciada. Os editores da Web são considerados os empacotadores que modifica o texto enviado de uma agência de notícias para uma linguagem aceita na internet.

Por ser o meio mais fácil e agil de se obter informações a internet acaba sendo considerado um veículo de pouca credibilidade, isso porque as informações contidas nela não são checadas e muitas vezes não são escritas por profissionais da area.

Fabiane Cruz

Silvaneide Duarte

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: