Internet: produzindo ou reproduzindo notícias?

by

O jornalismo digital, ou jornalismo da internet, tem sido a forma mais rápida de informar. Na maioria das vezes, é o primeiro contato que um leitor tem com o fato; depois de ler uma notícia na internet, ele procura mais e mais sobre o assunto.

Porém, a maioria das notícias que hoje estão na internet são cópias, edição ou re-edição de outras notícias. As redações apenas têm sido capazes de fazer mudanças leves em textos enviados de agências de notícias. O fato está sempre sendo contato do mesmo jeito.

É preciso que se veja a internet como um novo meio de comunicação capaz de inovar e não apenas de otimizar os já existentes. Não precisamos de jornalistas que fiquem sentados em suas mesas, copiando e colando, mudando algumas letras ou alguns pontos. Precisamos de jornalistas que pensem, pesquisem e escrevam, que se preocupem em estar presente nos fatos e ouvir todas as partes envolvidas.

Entendemos que o público alvo do jornalismo digital são pessoas ocupadas, que não podem perder muito tempo lendo uma grande reportagem; pessoas curiosas e ansiosas por notícias, que não podem esperar até o dia seguinte para terem mais informações sobre o que lhe interessa. Mas isto não significa que sejam pessoas com menos necessidade de informação…

Raquel Gomes

Tags: , , ,

Uma resposta to “Internet: produzindo ou reproduzindo notícias?”

  1. fercosta Says:

    Olá Raquel, encontrei dificuldades de encontrar seu nome, é sempre bom assinarmos as matérias, espero que você não fique chateada com este apontamento, mas resolvi deixar um comentário no seu texto, pq achei ele interessante… Apesar de vários questionamentos em relação as reportagens online, muitas delas “negativas” eu acredito que isto está mudando, e o jornalismo online, esta tendo um espaço mais “respeitado” nesta era da globalização que a cada dia esta sendo atualizada.
    Muito bom seu texto.
    Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: