Jornalismo pré-fabricado

by

luis1.jpg

Resenha do texto “A produção de Notícias”

O empacotamento das notícias que o texto faz referência já existe há algum tempo nas redações e este fato fica mais premente no web jornalismo ou jornalismo on-line.

Infelizmente a necessidade de noticiar os fatos na mesma velocidade que eles acontecem muitas vezes sem nenhuma apuração ou aprofundamento faz com que desenvolvemos a habilidade de recriar textos, testa nosso poder de encontrar sinônimos e de dizer o mesmo de forma diferente. E, como jornalismo on-line é o veículo de informação mais rápido que existe atualmente, ele é quem mais sofre com esse mal.

Os jornalistas que escrevem para portais de internet ou jornais on-line desenvolvem uma grande habilidade para escrever e recriar textos e com uma linguagem própria e já caracterizada pelo dinamismo e velocidade, consegue isso com textos curtos e criativos. Mas, perdem uma das características principais do jornalismos a apuração, a reflexão e a correção na divulgação de notícias.

Entre vários exemplos podemos citar o acidente da TAM em julho de 2007, onde não só os jornais on-line, mas, toda mídia publicou notícias precipitadas e desencontradas sobre um fato de extrema importância e gravidade.

Por Luís Veloso

São Paulo, 24 de março de 2008

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: