O novo jornalismo?

by

Com a chegada de um meio mais fácil e ágil de se obter informações instantâneas o Web Jornalismo perdeu credibilidade, bons profissionais da mídia impressa – em especial – e é desprovido de notícias investigativas, apuradas e aprofundadas nos temas.

Muitos jornalistas e editores justificam a falta de apuração mais intensa e profunda devido a velocidade com que as notícias são expostas no ar, ou ainda com a velocidade que chegam às redações. Muitas vezes, no atual momento, as informações chegam em volumes assustadores às mesas e caixas de e-mails dos jornalistas.

Um grande veículo chega a ter jornalistas que recebem cerca de 300 e-mails por dia, ou seja, é ler, editar, checar parte das informações e jogar no site.Em determinados momentos alguns jornalistas assumem que já chegaram a matar pessoas que não tinham morrido, por exemplo, em graves acidentes tais como tsunamis e queda de aviões, onde as notícias vinham com números que não se cruzavam.

Em determinados momentos se as informações chegavam dizendo que 1.200 mortos foram encontrados, dentro de 10 a 15 minutos o número diminuía significativamente, até que uma nota fosse divulgada com a informação oficial. Enquanto isso, na ansiedade de dar a informação antes que outros sites, cada portal ou agência acabava gerando notícias mal apuradas, com números sem credibilidade.

A informação que chega é “jogada” nos portais a fim de dar a informação em primeira mão. Com isso, trabalhar nas redações de webjornalismo tornou-se mais confortável, menos trabalhoso, mais simples e às vezes acaba sendo menos jornalístico.

Por Patrícia Gattone

Tags: , , ,

Uma resposta to “O novo jornalismo?”

  1. kbuchalla Says:

    Muito bom o texto….só não sei quem escreveu!?!?!?!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: