Webjornalismo mais parece uma máquina copiadora

by

Quem torna-se um jornalista nos tempos de hoje tem a chance de usufruir de um novo meio para desenvolver seu trabalho. Além do rádio, da TV, do jornal impresso o novo jornalista vê na Internet a mais eficiente arma para divulgar idéias e notícias. Como já é sabido, as notícias na web têm uma performance acelerada e dinâmica. Hoje temos no Brasil milhares de sites voltados para as notícias jornalísticas. Junta-se a importância do fato em si a velocidade com o que a fonte lhe passa uma informação. Isso acarreta um perigoso caminho percorrido pelos novos jornalistas que marcam presença marcante nas redações do webjornalismo: a dificuldade em escrever uma notícia sem se render ao “texto pronto” das assessorias de imprensa.

Temos, então, uma ferramanta preciosíssima nas mãos no sentido de nos fomentar com informações a cada minuto do nosso dia. Em contrapartida a esta dinâmica, os experientes jornalistas de jornais, revistas, rádios e tv lamentam ao verem um dos mais valiosos princípios do bom jornalismo ir por água abaixo no webjornalismo: a qualidade do texto. Além dos corriqueiros erros gramaticais, uma notícia produzida por uma página da web geralmente não possui um editor que exija a originalidade do que é escrito pelo jornalista. Assim, é comum vermos releases passados pelas assessorias reproduzidos quase que integralmente pelos webjornalistas nos sites. E neste caso, fere-se a regra primária do jornalismo correto, que é a checagem das informações antes de serem divulgadas.

É preciso enaltecer, contudo, que o webjornalismo pode tornar-se um meio evoluído em relação aos demais. Isso torna-se possível ao usarmos, em princípio, dos bons preceitos do jornalismo. A partir daí, o webjornalismo é uma arma benéfica para usufruirmos do poder que ela possui, ou seja, a junção do rádio, da tv, das imagens e do texto em um só veículo.

Márcio Homsi / Daniel Grecco

Exercício do dia 24/03/2008

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: