Internet, mais do que convergência entre mídias

by

Diferente do que se previa com a chegada da internet, os meios habituais de comunicação não se extinguiram. Mas não podemos deixar de notar que o webjornalismo vem ganhando força, seja pela facilidade de encontrar rapidamente a notícia desejada, seja pela rapidez na atualização da mesma.

O que de fato está acontecendo nas redações on line, é o chamado “empacotamento” das informações. Isso acaba conferindo um caráter meramente informativo ao webjornalismo, pois o webjornalista não sai as ruas para a captação, muito dos seus textos são trechos prontos que vieram da agência de notícias, e isso é alvo de crítica pelas outras mídias.

O fato de os webjornais estarem em constante atualização, requer profissionais muito dinâmicos e com conhecimentos apurados dos programas de informática utilizados. Temos que lembrar que, além de “traduzir” a notícia, o webjornalista precisa muitas vezes, adicionar áudio ou vídeo, criar links, fazer tabelas e gráficos.

Há leitores que ainda desconfiam da veracidade do que lêem na internet. Muitos ainda preferem dar à palavra final as revistas semanais (Veja, Época…). Um webjornal precisa ter credibilidade, compromisso com seu leitor. A notícia correta e bem trabalhada, tira esse medo do leitor. O caminho é buscar dar ao leitor tudo o que de mais completo exista, checando a informação, esperando a apuração precisa, mesmo que seus concorrentes saiam na frente, porque mais vale dar a notícia depois e corretamente, do que primeiro que todos porém errada.

Joseane Carmo Ra 8032017

Tags: , , ,

Uma resposta to “Internet, mais do que convergência entre mídias”

  1. carol466 Says:

    A tendência é mesmo essa de convergência de mídias, mas ainda não acredito na extinção dos outros meios. É capaz que alguns formatos se tornem obsoletos com o tempo (transição, por exemplo, do vinil para o CD), mas para serem continuamente melhorados.
    Parabéns pelo texto!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: