O fazer online

by

Ao pensar em conteúdo on-line alguns fatores são logo ressaltados como, por exemplo, seu caráter interativo e dinâmico. E, principalmente, sobre a qualidade do conteúdo que será exposto.

É sobre este tema que perpassa o texto “A produção de notícias” de autoria de Polyana Ferrari. Todo o material divulgado é apurado ou tão somente “empacotado” transformado – se em reflexos reprodutivos? Será que existe um limite entre o “espaço pessoal” e o “público”?

Quando falamos de conteúdo midiático e, da internet em especial, devemos considerar o alcance de nossa produção. Mesmo que nosso texto seja uma mera reprodução, o cuidado com a propagação de fatos falsos tem que ser considerado. Além disso, informar a autoria de quem produziu o material publicado, além de ético e criminalmente mais seguro, é respeitoso também.

Restringir a internet a um “pedaço do quintal de casa” é esquecer de seu alcance mundial, o que torna os impactos do texto na Web praticamente impossíveis de serem medidos. Entre outros aspectos, tal mídia trabalha com o real. Há a sensação de que toda a informação descrita acontece no exato momento em que se lê. O famoso “em tempo real”.

Por isso, produzir notícia na internet requer conhecimento não só em tecnologia, mas também, em todo tipo de mídia. O material pode ser “reproduzido” mas deve existir um mínimo de apuração sobre o fato a ser relatado.

Por Suzana Nogueira

aula 24.03.08

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: