Confiabilidade da informação nos veículos online

by

hilaryclinton.jpg

Youtube, ferramenta gratuita para posto de vídeos na internet é usado de diversas maneiras pelos internautas. Alguns vídeos têm conteúdos manipulados, que podem servir para mudar a opinião pública.
Recentemente a campanha eleitoral nos EUA, é campeã de posto, entre os vídeos mais vistos estão Obama e Hilary, em situações que fogem do convencional, constrangedoras por assim dizer. O que mostra como o Youtube é utilizado como uma maneira de divulgação, podendo causar uma imagem positiva ou negativa.
Por um lado os “Youtubeiros” estão corretos, porque usam o meio online, como uma forma de mostrar a verdade à sociedade, sem enganações ou mascaras por trás das campanhas eleitorais, essa ferramenta democratiza o acesso a informação, tornando a pública e acessível a “todos”.
Mas também à controversa dos fatos, onde a internet é utilizada por pessoas que exageram no conteúdo, querendo transparecer sua opinião de maneira totalmente parcial.
Cabe ao leitor, filtrar as mensagens que recebe e fazer pesquisas relacionadas ao assunto, sem acreditar na 1ª informação lida em veículos online, em especial blogs e sites de vídeos, pois eles não se comprometem com a informação transmitida, ao contrario dos grandes portais onde há a responsabilidade pela informação publicada.
Acesse os links abaixo e tire suas próprias conclusões sobre o assunto.
Sites que destorcem propositalmente as informações de maneira cômica e caricata.
www.cocadaboa.com
www.kibeloko.com.br
Sites comprometidos com as informações, buscam a veracidade dos fatos.
www.uol.com.br
www.terra.com.br
www.comunique-se.com.br
www.yahoo.com.br

Por Danielle Abdala e Helenice Moura

10-3-2008

Comentário do texto “Quem não youtuba, se trumbica”, de Sérgio D’ávila, na Revista da Folha, 9-3-2008

Tags: , ,

Deixe um comentário